fechar
fechar

29 Senhoras

08 Março

O que define uma mulher verdadeiramente heróica e consequente?
Mesmo a tempo do Dia Internacional da Mulher, a First Second publica uma obra fundamental da cena contemporânea da BD franco-belga.
Brazen: Rebel Ladies Who Rocked The World’, originalmente publicado em francês com o título ‘Les Culottées’ é um livro da autoria da celebrada ilustradora, cartunista e argumentista Pénélope Bagieu. Neste, Bagieu revela 29 mulheres reais, escolhidas a dedo geográfica e cronologicamente, e explora o modo como cada uma negociou os seus princípios em contextos raramente amistosos. Da Guerra Civil da Libéria aos palcos fervilhantes de Josephine Baker, este livro captura a biografia destas figuras reais, embora por vezes semi-obscuras, com o vigor gráfico, respeito humano e chama narrativa a que os fãs de Bagieu se habituaram.
Brazen, primeiro publicado em dois volumes distintos, nesta nova tradução para inglês da First Second é, não só uma oportunidade para que mais leitores conheçam estas 29 extraordinárias vidas, como um feito narrativo em si.
Bagieu usa sabiamente uma cadência poderosa. As histórias propriamente ditas são desenhadas segundo os limites clássicos da grelha de 9 quadros. O peso deste standard é muitas vezes demasiado para a fluência de página de alguns desenhadores, mas Bagieu preenche-o com fôlego e elegância de texto. A findar cada biografia, porém, a autora oferece-nos um espaço de contemplação – primorosos double-spreads que simultaneamente libertam o olhar confinado do leitor e firmam a mensagem e ícones da mulher acabada de descrever.
Imprescindível.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × 4 =